Seja grato: 5 formas de exercer a gratidão sempre

| |

A gratidão é o exercício de reconhecer as coisas que trazem felicidade para o nosso dia a dia, ela nos ajuda a enxergar que até as pequenas ações nos oferecem razões para comemorar e ser grato.

Adicionar o hábito de ser grato a rotina pode mudar a forma como você leva seus dias, pois ele possibilita ainda mais leveza e tranquilidade para encarar os problemas do cotidiano.

Nós vivemos as nossas vidas seguindo sempre no automático, realizando atividades apenas para terminá-las e esquecemos de parar por um minuto e olhar em volta, entender o verdadeiro poder de cada movimento e como as pequenas ações podem transformar o mundo a nossa volta.

Agradecer transforma sua percepção com situações difíceis e te ajuda a se posicionar como agente ativo das mudanças que precisam acontecer na sua vida. Muitas vezes esquecemos que o poder está em nossas mãos, e que somos as únicas pessoas capazes de encontrar o segredo para nossa felicidade.

Gratidão é uma palavra que está na moda nos últimos anos, mas precisamos parar de banaliza-la e lembrar seu real significado, e do poder que ela tem de estar presente em todos os campos da nossa vida. Você conhece seus motivos para ser grato? Comece a pensar sobre eles agora mesmo!

Mude sua vida, seja grato todos os dias

A University College de Londres realizou um estudo que aponta diretrizes para adicionar hábitos em sua vida. Segundo as pesquisas, são necessários 66 dias, em média, para transformar uma atividade em um novo comportamento dentro da rotina. E longe do senso comum, eles não precisam ser ininterruptos.

Adicionar a gratidão aos seus dias pode ser uma meta muito complexa, por isso é indicado dividi-la em pequenos objetivos  para que o processo seja mais tranquilo. Por isso separamos 5 dicas essenciais que vão trazer a gratidão para os seus dias.

  1. Diário de gratidão

pessoa grata pelos dias

Quem aí não teve um diário quando criança? A gente ama momentos nostálgicos, e a opção é uma ótima ideia para recordar memórias de uma forma mais carinhosa. A combinação de papel e caneta evita a impessoalidade da tecnologia e traz as confissões para mais perto de quem as escreve.

Uma opção muito prática de diário de gratidão é mantê-lo dentro da bolsa, assim fica mais fácil anotar todos os momentos que você se sentiu realizada, ou nas mini conquistas do dia a dia que te lembrou que a vida é muito mais do que esperar pelo futuro, a hora de ser feliz é sempre agora!

  1. Lembre-se das coisas ruins

A vida não é feita só de momentos incríveis, na verdade eles podem ser mais raros do que você imagina. Por isso é tão importante se lembrar todos os dias de que coisa ruins podem acontecer, e que muitas delas já aconteceram, então é sempre possível seguir em frente sem desistir dos seus objetivos.

A gratidão vai bem mais além do que apenas agradecer quando uma coisa boa acontece, ela também precisa existir quando os planos não ocorrem como o almejado. Ser grato por todos os erros é entender que eles também nos oferecem a oportunidade de aprendizado.

  1. Tire um tempo para agradecer

pessoa grata pela brisa

Uma das principais desculpas de quem não aceitar ser grato, mesmo que queira muito, é a do tempo. “Ninguém tem tempo” é o que mais se escuta nesses casos, mas se você quer ver a mudança acontecer, é necessário tirar no mínimo dois minutos para prestar atenção em você, mesmo com uma rotina cansativa.

Respirar, se concentrar e agradecer, esses são os três passos fundamentais para adicionar um “momento gratidão” em qualquer lugar. Mesmo no trabalho, faça um intervalo entre as demandas do dia, respire fundo, e lembre-se do privilégio de ter aquele emprego, poder pagar suas contas e que ele é um meio para conquistar planos maiores.

Pequenos exercícios são muito importantes para adicionar o hábito da gratidão aos seus dias. Lembre-se, o segredo está em reconhecer as pequenas conquistas.

  1. Lembretes diários

Amostras visuais de informações importantes podem trazer a gratidão de forma mais natural para a sua vida. Selecione frases inspiradoras, objetivos pessoais, imagens de pessoas que te inspiram, conquistas que dão orgulho e espalhe pelos ambientes que você permanece com mais frequência.

O local que você mais passa tempo é na mesa do trabalho? Cole post its no computador, no calendário e até nas páginas da sua agenda. Vale a pena usar todas as possibilidades para lembrar a si mesmo que existem muitas coisas boas para se viver.

  1. As palavras tem poder

pessoa grata a natureza

Pode parecer muito clichê, mas quando pensamos em hábitos para ser grato, as palavras devem ser levadas em consideração. Tudo que emanamos para o universo acaba voltando de alguma forma, seja no pensamento ou com as palavras, por isso é importante manter a cabeça no lugar certo e focar naquilo que faz bem.

Fofocas, auto depreciação, intenções ruins, e tantas outras coisas podem trazer para a sua vida uma carga de energia muito negativa. Foque seus pensamentos naquilo que é bom, que agrega e é produtivo, pois as promessas que você joga para o mundo também modificam sua realidade.

Ser uma pessoa grata vai muito além de hashtags nas redes sociais, esse deve ser um hábito que realmente converse com quem você é e como você se coloca nas situações.

Apesar de desafiador, ele não é impossível, seguindo as dicas da Halita fica ainda mais fácil reconhecer as pequenas vitórias do dia a dia e ser grato a todas elas!

Anterior

Pulseira feminina: se encante com esses modelos must have

Como recuperar a autoestima? Ideias para dar um up na vida!

Próximo

Deixe um comentário