Dicas e conteúdos sobre moda, tendências e bem-estar

Início » Saiba a diferença entre peças esmaltadas e resinadas

Saiba a diferença entre peças esmaltadas e resinadas

É muito comum confundirem peças resinadas com peças esmaltadas, por ambas serem coloridas. Contudo, os processos são completamente diferentes um do outro, por isso, a fim de esclarecer essas dúvidas, trouxemos nesse texto algumas especificações técnicas do processo de colorização de peças, para que você saiba diferenciar umas das outras.

Esmaltadas

O esmalte em peças de metais é o resultado de um processo de junção de óxidos metálicos e semi-metálicos que, quando colocados sob alta temperatura, vitrificam após esfriar. Para tal, é utilizado um forno de cerâmica cuja temperatura pode atingir 800º, em um tempo médio de 1 a 5 minutos. 

O processo de esmaltação pode ser aplicado em jóias mais finas e delicadas, contudo requerem maior cuidado pois por serem vitrificadas podem quebrar facilmente em decorrência de uma queda. Por esse motivo, precisam ser guardadas com maior resguardo e de preferência separadas de outras, já que o atrito podem danificá-las.

A esmaltação é utilizada mais frequentemente em semijoias e jóias, visto que o processo de vitrificação custa caro para aplicação em bijuterias, tanto pelo material nobre que é utilizado, quanto pelo processo de produção de larga escala das bijuterias que dificultam a confecção da esmaltação. É importante lembrar que o processo de esmaltação nunca resulta em peças únicas, já que a quantidade de dióxido e as misturas colocada em cada peça antes da queima pode variar. 

Resinadas

Já as resinadas é produzida a partir do uso da resina epóxi líquida e sua aplicação é feita manualmente, com a ajuda de uma vareta; às gotas são adicionadas em todos os lados da peça até que seja completamente preenchida  e não é necessário que seja levadas ao forno, já que a secagem é rápida. 

Para que uma peça resinada seja bem feita, é preciso que a superfície metalizada seja preparada com ranhuras, desta forma é possível que o produto aplicado tenha total aderência e não se solte com a usabilidade. A durabilidade da resina é definido pela perfeita aplicação sobre uma peça bem preparada. 

Saiba as vantagens de usar semijoias aqui.

halita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo